Duas importantes obras do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, avançaram nesta semana. As construções do viaduto que ligará os bairros Voldac e Niterói, e da ponte que conectará o Aterrado ao Aero Clube, tiveram novas etapas de concretagem em suas estruturas de engenharia.
No bairro Voldac, a empresa responsável concluiu a concretagem da laje do viaduto próximo ao Batalhão de Polícia Militar, conectando a rampa de descida a um vão já concretado. As próximas etapas incluem a instalação das formas para a construção do guarda-roda desse vão, com previsão de concretagem para esta sexta-feira (17), além da montagem do escoramento do último vão, que deverá ser concretado no dia 30 deste mês.
Este novo viaduto promete melhorar o tráfego entre os bairros Voldac e Niterói, facilitando o fluxo no cruzamento das avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo, beneficiando condutores que se deslocam para Voldac, Niterói e Retiro.
Ponte
Na obra da ponte que conectará o Aterrado (Fórum) ao bairro Aero Clube (Kartódromo), a concretagem ocorreu na estrutura próxima ao Fórum, no Aterrado, entre dois pilares que sustentarão as vigas metálicas. Até esta sexta-feira (17), estão previstas a chegada das estruturas metálicas para a fundação no leito do Rio Paraíba do Sul. Na próxima terça-feira (22), será realizada a execução da parte elevada da viga do apoio P2 e a instalação da ferragem da rampa de subida, próxima ao Fórum.
A ponte contará com 18 pilares ao longo de sua extensão, proporcionando um novo acesso ao Aero Clube, facilitando o tráfego para a Radial Leste e outros bairros próximos. O principal objetivo é aliviar o trânsito na área central e comercial do bairro Aterrado, que recebe um grande fluxo de veículos que atravessam a cidade.
“O viaduto no Voldac está quase pronto, e em breve vamos anunciar a data de inauguração. Esta é uma obra significativa para melhorar o acesso aos bairros Retiro, Voldac, Niterói e adjacências. A nova ponte sobre o Rio Paraíba também avança rapidamente, e em breve, teremos uma infraestrutura totalmente renovada em Volta Redonda. Será útil no presente e essencial para o nosso futuro”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Alça de acesso ao viaduto Heitor Leite Franco
Ainda no Aterrado, a construção da alça de acesso do viaduto Heitor Leite Franco também segue a todo vapor. A armadura da laje na rampa de descida está prevista para finalizar nesta quarta-feira (16), e a concretagem deve acontecer na próxima semana.
Quando concluída, a alça dará acesso à Avenida Mário César Di Biase (a Avenida do Canal), com o objetivo de desafogar o fluxo de veículos que passam pelo Aterrado em direção a outros bairros.
Essas e outras obras de engenharia e intervenções urbanas estão sendo executadas com investimento de cerca de R$ 140 milhões do Governo do Estado.